Home Imprensa Notícias Lançamento do Código de Conduta Médica do Hospital das Clínicas de Botucatu

No dia 9 deste mês, o Deputado Fernando Capez esteve na cerimônia de lançamento do Código de Conduta do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), vinculado à Unesp. O documento foi aprovado, no dia 21/9/2017, e estabelece um conjunto de regras instituídas no Hospital, com o objetivo de manter os relacionamentos pautados pela ética e respeitos.

O código segue tendências modernas do Estado brasileiro. A Lei 12.846/2013 recomenda a implantação de sistemas chamados programas de integridade ou boas práticas de governança gerencial. Se houver dano ao nome de uma instituição por conduta indevida, as atividades são paralisadas, ainda que se trate de uma conduta individual. Assim, a primeira recomendação da lei é que se crie um código de conduta para boas práticas. Isso para que a instituição oriente seus funcionários a agir sempre dentro da ética.

Ao fazer uso da palavra, Capez deu os parabéns a todos os envolvidos na elaboração do Código, e informou: “Mais uma vez vocês saem na frente. É muito importante mostrar ao servidor que ele deve vestir a camisa. O HCFMB tem ética e mostra que zela por ela”. O Deputado continuou: “Muitas vezes você confia em pessoas e um deslize delas pode comprometer tudo o que você construiu ao longo da vida, pois agem usando seu nome. Ainda que posteriormente tudo se esclareça e a pessoa assuma o que fez, a marca deixada é indelével. Sofri isso na própria pele e quem tem um nome a zelar, como essa faculdade, uma instituição com ética, tem que se garantir para que todo servidor se orgulhe de pertencer a essa instituição. Esse código é um grande exemplo”, afirmou Capez.

Além do Deputado Capez, compuseram também a mesa de abertura o Superintendente do HCFMB, André Balbi; o Diretor da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), Pasqual Barretti; o Diretor-Presidente da Fundação para o Desenvolvimento Médico Hospitalar (Famesp), Antônio Rugolo Junior e, o Procurador-Chefe do Estado,Eduardo Luiz Oliveira Filho. Durante a cerimônia, os participantes puderam assistir a palestra com o tema: Ética na Sociedade Atual, ministrada pelo Promotor de Justiça da cidade de Botucatu, Eduardo Daher Zacharias.

Enviar comentário