Home Imprensa Notícias Instituto Luisa Mell recebe Colar de Honra ao Mérito Legislativo

Resgatar animais feridos ou em situação de risco é a principal missão do Instituto Luisa Mell, que foi homenageado com o Colar de Honra ao Mérito Legislativo na quinta-feira (17/5), no plenário Juscelino Kubitschek.

“Reverenciar a causar animal é necessário. Hoje eles já têm alguns direitos que devem ser respeitados. A Luisa Mell dedicou grande parte de sua vida a esse trabalho e auxilia no combate ao comércio de animais, além de denunciar institutos que estejam fomentando práticas criminosas no Estado”, disse o autor da sessão solene, deputado Fernando Capez (PSDB).

O Instituto Luisa Mell foi fundado em 2015 pela própria ativista, e hoje mantém um abrigo com cerca de 300 animais – entre cães, gatos e cavalos – resgatados das ruas. “Essa medalha é dos voluntários, de quem faz as doações e de todos aqueles que apoiam a causa animal”, disse Mell.

É a primeira vez que uma instituição sem fins lucrativos de proteção animal é reconhecida oficialmente pelo Legislativo paulista. “Hoje a Casa se engrandece, reconhecendo os valores das pessoas que fazem o bem para uma sociedade melhor. Temos de defender a vida, e a diferença dos animais em relação aos seres humanos é de que eles não podem pedir socorro”, disse a deputada Célia Leão (PSDB). E completou: “A Luisa Mell é um grande ser humano, que entendeu essa necessidade. É uma pessoa diferenciada”.

Segundo Luisa Mell, o abandono de animais é um problema de saúde pública. “Temos leis boas no Estado, mas é preciso haver um órgão específico que fiscalize e as torne efetivas”, declarou a homenageada. O artigo 32 da Lei 9.605/1998 refere-se à fiscalização dos órgãos públicos em relação à proteção dos animais.

Luisa Mell é destaque por meio das redes sociais, em que sempre publica os resgates e faz a divulgação dos eventos de feiras de adoções. “A internet deu voz ao povo, ao nosso trabalho. Somos milhares e conseguimos coibir crimes por meio da união de pessoas que acreditam nessa causa”, disse.

O instituto ainda serve de inspiração para outras pessoas, como o presidente do projeto AMA Animais, Paulo Henrique Alves, que viajou 300 quilômetros de sua cidade, Pederneiras, para acompanhar a homenagem. “Hoje as pessoas fazem mais pelos animais, mas o que necessitamos é de apoio do Poder Público.” O projeto, que recentemente completou um ano, sobrevive de doações e de trabalho voluntário.

Segundo Capez, a homenagem foi aprovada de forma unânime pelos 94 deputados da Casa. O Colar de Honra ao Mérito Legislativo é a maior honraria da Alesp.

Fonte: ALESP

Para mais fotos acesse: https://flic.kr/s/aHskBnGvmb

Enviar comentário