Home Imprensa Notícias CPTM RESPONDE A PEDIDO DE CAPEZ SOBRE ACESSIBILIDADE A TRENS

Capez consegue a colocação de rampas de acesso no espaço entre o trem e a plataforma para facilitar o acesso das pessoas

Preocupado com a questão da acessibilidade, o Deputado Fernando Capez enviou Indicação n. 3948/2017 ao Governo do Estado para que determinasse à Secretaria de Transportes Metropolitanos providências para a instalação urgente de dispositivos que reduzissem o espaço entre os trens e a plataforma de todas as estações da Companhia de Trens Metropolitanos e do Metrô (CPTM).

Em 2017, Capez recebeu inúmeras reclamações de usuários que enfrentam muitas dificuldades para embarque e desembarque, por conta de vãos até quatro vezes maiores do que o ideal. Segundo matéria do Site UOL, de 5/10/2017, ocorrem por volta de mil quedas de pessoas por ano, devido a esses vãos. A Associação Brasileira de Normas Técnicas recomenda um vão de 10 cm, enquanto a média das estações da CPTM é de 18 cm, sendo que a de Aracaré (linha 12-Safira) é de 46 cm, ou seja, quase meio metro.

A CPTM encaminhou documento ao parlamentar para informar que tem-se esforçado para resolver a questão e que está instalando dispositivos fixos nas estações da Luz e do Brás. Em outras estações, são disponibilizadas rampas aprovadas pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas, para atender a Norma ABNT 14021. Já o Metrô informou que os vãos entre a plataforma de suas estações e de seus trens respeitam a medida ideal.

Foto: CPTM/Divulgação