Home Imprensa Notícias Alesp realiza homenagem para diplomatas corporativos

Em sessão solene realizada na última terça-feira (25/10), a Assembleia Legislativa homenageou o segmento da diplomacia corporativa, atividade exercida por profissionais que gerenciam a política externa de empresas privadas, ONGs, consultorias, entre outros.

O evento foi uma iniciativa do deputado Fernando Capez (PSDB). “Hoje, o mundo não está mais preocupado com guerras formais entre países, a preocupação se dá no desenvolvimento das relações e das interações econômicas e diplomáticas”. O deputado acredita que a diplomacia corporativa ainda é um setor em expansão no Brasil. “Há oportunidades nas mais diversas áreas e a diplomacia pode abrir um campo enorme para interação econômica. Precisamos explorar mais isso”, diz. Capez informa que a Turquia, por exemplo, recebeu no último ano 35 milhões de turistas; enquanto que o Brasil, cerca de seis milhões.

Para o embaixador Rubens Barbosa, presidente do Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior (IRICE), esse mercado exige profissionais com qualidades específicas. “Há uma demanda sobre o conhecimento do funcionamento de organismos internacionais e do relacionamento com governos estrangeiros”, afirma. “E a diplomacia corporativa é a definição da política externa das empresas por meio de um diplomata que possua características para defender os interesses da empresa”.

O evento teve apresentação do coral Somos Iguais “idealizado pela voluntária de causas sociais Daniela Guimarães” e regido pelo maestro Ney Marques.

Estiveram presentes Hiran Castello Branco, vice-presidente da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Sérgio Pio Bernardes, presidente e international Affairs na Brazilian International Business School – Public and Corporate Diplomacy, e a diplomata coorporativa Iramaia Kotschedoff.

Enviar comentário